Feira da Serra de São Brás de Alportel

Roteiro

Multimédia0

Bem-vindo à Feira da Serra de São Brás de Alportel!

 

O mais relevante certame do concelho, onde o saber e o sabor da zona serrana e das suas gentes comprovam, ano após ano, a sua vitalidade e capacidade de inovação!

 

Espaço de encontro entre a tradição e a inovação, onde a cultural é um elemento central, a Feira da Serra desafia todos os visitantes a aventurarem-se pela diversidade de ofícios, descoberta e redescoberta de paladares, de animação e criatividade.

 

Em 2022, o coração do Algarve bate ainda mais forte na Feira da Serra… tal como o medronheiro, verdadeiro “fenix” da floresta, capaz de renascer das cinzas, assim a tradição renasce na Feira da Serra, numa edição dedicada à resiliência das gentes desta e de outras Serras, tendo por convidado de Honra o Medronho, pois claro!

 

Muito mais do que um festival de artesanato e gastronomia ou de um cartaz de animação, a Feira da Serra é tudo isso e muito mais, com animação para toda a família numa diversidade de espaços e atividades para todos!

 

Ao longo de quatro dias, a Feira da Serra convida a uma rota única de experiências para todos, em 4 palcos e 18 diferentes espaços temáticos, numa rota de experiências!

 

Encontre-se com mais de uma centena de artesãos, saboreie os sabores da serra e do barrocal nos 9 espaços gastronómicos e nos muitos pontos que o surpreenderão pelo recinto.

 

Dance nos bailes serranos e desfrute de um programa de animação com mais de 50 horas de espetáculos.

 

 

 

  • Sítio do Medronho [NOVO]

    O Sítio do Medronho regressa à Feira da Serra de São Brás de Alportel, 10 anos depois, para dar a conhecer este produto milenar ligado de forma inquestionável ao Algarve, tanto em termos gastronómico-culturais como económicos, e cuja força representa a garra algarvia.

    Neste espaço especial, revelam-se projetos inovadores e propostas saborosas inspiradas no medronho vão animar o Palco Sabores.

    O Sítio do Medronho resulta de parcerias estabelecidas com a Universidade do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo, Confrarias Gastronómicas da Serra do Caldeirão e dos Monchiqueiros.

     

     

  • Aldeia Serrana

    O fazer tradicional

    Na Aldeia Serrana, pode adquirir as peças do mais genuíno artesanato, feitas com os materiais da região, por mãos que conhecem a mestria do tempo, e apreciar os bons produtos da Serra do Caldeirão, como os doces regionais, o mel, a aguardente, os licores, os gelados caseiros, o pão de noz, de cebola ou de sementes, um infindável mundo de aromas, sabores e texturas.

  • Encontro de Sabores

    As memórias do paladar

    A boa gastronomia também está presente na Feira, no Encontro de Sabores, com 6 espaços de restauração e 2 tasquinhas, onde pode saborear os aromas e paladares da cozinha tradicional.

     

    Na edição de 2022 os restaurantes participantes são:

    • Tasca do Zé Dias
    • Doce Cerrano
    • Adega Nunes
    • Sabores do Algarve
    • O Tachinho da Avó Luísa
    • Petisqueira

    Tascas:

    • Tasca do Calcinho Bolota
    • Tasca do CCD (Centro de Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de São Brás de Alportel)
  • Encontro de Saberes

    O lugar ao associativismo

    Força viva de uma comunidade, o associativismo está presente na Feira, com um espaço de mostra de atividades e informação de associações locais e entidades regionais. Há ateliês, passatempos, jogos, música e muitas outras propostas de entretenimento.

     

  • Encontro de Ofícios

    Saberes e afazeres de outros tempos

    O sítio dos ofícios proporciona aos visitantes uma viagem ao passado pelas mãos dos mestres que trabalham ao vivo os ofícios de outrora: o moer do trigo, o fiar do linho, o trabalhar a palma e o esparto, o conserto do calçado… os misteres tradicionais que constituem um valioso tesouro cultural que importa preservar da voraz passagem do tempo.

  • Picadeiro

    Espaço de paixão pela arte equestre, o Picadeiro convida a momentos de partilha e novas experiências que ficam na memória dos visitantes!

     

  • Sítio dos Animais

    Os animais típicos da Serra dão-se a conhecer no Sítio dos Animais, um espaço que acolhe burros, um cavalo, cabras, ovelhas, codornizes, perdizes, galinhas, coelhos, póneis, patos, gansos…entre muitas outras espécies autóctones.

     

     

  • Sítio dos Curiosos

    Este é o espaço dedicado à pequenada. Um espaço de animação infantil, preparado para receber os visitantes mais jovens, com um mundo de brincadeiras e atividades à sua espera.

    Neste sítio mágico, sob a orientação de profissionais de educação, as crianças podem brincar e aprender. Aqui vão encontrar insufláveis; fazer tiro com arco com vários arcos, alvos e jogos com balões, manobras de cordas com diferentes pontes, trampolins, atividades lúdico-pedagógicas na área da ciência, atividades na área da psicomotricidade e atividades para pais e filhos.

    No Sítio dos Curiosos a animação está garantida diariamente entre as 19h00 e as 00h00.

  • Praça do Município

    Descubra o território de São Brás de Alportel! Conheça melhor a história do passado são-brasense e trilhe os caminhos que conduzem a uma terra com futuro! 

    Aproveite ainda para participar no Passatempo do Stand do município e habilite-se a prémios fantásticos!

  • Palco Principal

    Nesta edição de 2022, a animação sente-se, vive-se e dança-se dentro e fora dos palcos do certame: Palco Principal, Palco Sonoridades e animação de rua proporcionada pelos grupos Mimos e Sorrisos, Spirit, Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, Marionetas Humanas: Agostinho e Felicidade e os Al-Fanfarre.

    Em 2022, as noites voltam a brilhar com ritmos intensos e alegria contagiante de boa música.

     

    “Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo” é o significado do grupo D.A.M.A atua às 23h30 no Palco Principal da Feira da Serra 2022 na quinta-feira, dia 28 de julho. “Às vezes”, “Pensa Bem”, “Não Comeces” e “Era Eu” são alguns dos sucessos que vão entoar no recinto.  A noite termina com o “baile armado” por Ruben Filipe.

     

    E… porque o espetáculo tem de continuar (“The show must go on”), na sexta-feira, dia 29 de julho, sobe ao Palco Principal da Feira da Serra de São Brás de Alportel, pelas 22h30, o grupo são-brasense Veredas da Memória, dedicado à música tradicional portuguesa, com particular enfoque na tradição etnomusicológica algarvia.

     

    Às 23h30, chega um dos momentos mais aguardados: o concerto dos QUEEN TRIBUTE - BREAK FREE! Uma das bandas de rock mais poderosas da história, e todos os seus sucessos, chega à Feira da Serra através desta banda que reproduz tanto o som original como o estilo pessoal e a postura em palco, tão particular dos Queen. Este tributo recria as músicas de ópera rock, os hinos universais e as poderosas baladas que colocaram o grupo, liderado por Freddie Mercury, no número 1 das listas de sucesso durante duas décadas. Temas como We Are the Champions, I Want to Break Free, We Will Rock You ou Bohemian Rhapsody, que ainda hoje arrepiam o público. O espetáculo que apresentam é uma oportunidade única para viver toda a força, emoção e genialidade musical dos Queen no seu melhor momento, lembrando aqueles These Are the Days of Our Lives (Dias de nossas vidas). As noites da Feira da Serra terminam sempre da melhor forma, e esta sexta-feira, não é exceção contando com Vitor Alves para animar o baile serrano.

     

    No sábado, o palco principal volta a animar a Feira da Serra com um momento há muito aguardado… o São Brás Fashion que regressa com glamour e a jovialidade. A partir das 23h30, prepare-se para assobiar para o lado com Carlão. Versátil, criativo e sempre com um olhar perspicaz e às vezes brincalhão que transporta para as suas músicas, Carlão promete contagiar o público nesta noite onde a animação vai continuar com o baile serrano, desta vez, animado por Válter Reis.

     

    No domingo, o ambiente volta a ganhar ritmo pelas 22h00, com os Entre Cantos que levam sonoridades tradicionais do fado ao cante alentejano, do folclore à música tradicional com nova roupagem ao Palco Principal, aquecendo o público para receber um artista cujas músicas marcaram várias gerações e cujo ritmo irá certamente envolver o público neste que é o último concerto da edição de 2022 da Feira da Serra de São Brás de Alportel. Estamos naturalmente a falar de Bonga que sobe ao Palco Principal às 23h00 levando consigo sucessos como "Mariquinha", "Olhos Molhados", "Currumba", "Comeram a Fruta", entre outras músicas de sucesso que “cantam” a trajetória de uma carreira com mais de cinco décadas.

     

     

  • Palco Sonoridades

    O Palco Sonoridades conta com um programa recheado com atuações de ranchos folclóricos, animação infantil, hip hop, dança, teatro, zumba, entre muitas outras propostas!

    Grupo Folclórico da Velha Guarda, Margô, Urban Xpression, Grupo Folclórico ALMA ALGARVE – Associação Portuguesa Comodoro Ribadavia (Argentina), ALLCANTE, Escola de Dança Municipal, Rancho Típico Sambrasense, LET GO OUT, São Brás Bailando, Cante Andarilho e a peça de teatro “Alforria – A Vida numa Carroça”, animam o palco sonoridades ao longo dos quatro dias da Feira da Serra 2022.

    Visite-nos e leve um pouco do Algarve dentro de si!

     

  • Palco Sabores

    Neste espaço especial, propostas saborosas e as demonstrações gastronómicas que vão animar o Palco Sabores, que abrirá com a participação da Escola de Hotelaria e ao longo de 4 dias apresentará as originais propostas dos chefs André Rodrigues, João Pereira e Luís Reis; uma deliciosa lição de papas de milho pela Confraria Gastronómica da Serra do Caldeirão, momentos de inovação com a apresentação dos projetos “Medronho Bottle”, “Bake My Dog”, “Buda Bite” e “Microvegetais”; e Brindes com os produtores presentes no Sítio do Medronho.

  • O Mercado vai à Feira

    A frescura da tradição revela-se no Sítio do Mercado Municipal, agradáveis bancas ilustram este espaço de qualidade dando a conhecer os produtos da agricultura local, saborosos e saudáveis, plantados com sabedoria e amadurecidos pelo tempo, indispensável ao seu crescimento natural.

    Num município defensor da Dieta Mediterrânica e dos princípios do Slowfood estes produtos marcam diferença à mesa, quer nos menus confecionados, quer no consumo direto preservando em si o sabor do tempo e do escasso recurso a fertilizantes ou pesticidas.

     

  • Sítio do Vinho

    O néctar dos deuses surgiu como tema principal em 2017 mas veio para ficar…Faça um brinde à tradição neste espaço de encontro os vinhos do Algarve.

  • Jardins da Serra e do Barrocal

    Neste recanto especial, conheça algumas das espécies mais adequadas à nossa região numa mostra diversificada de flores, arbustos, suculentas e muito mais…

  • Praça da Diversão

    Este espaço desafia miúdos e graúdos a bons momentos de diversão e convívio num conjunto diversificado de jogos e diversões disponíveis para todas as idades.

     

  • [NOVO] Palco Jovem

    Criada em 2018, a Estação da Feira “Street Área” é o ponto de partida para uma viagem à descoberta de novos projetos artísticos jovens e com grande destaque para os petiscos sobre rodas, numa mostra de Street Food.Este é um espaço dedicado à Juventude e acolhe o novo Palco Jovem, que vai dar a conhecer novos e jovens talentos artísticos algarvios. Um palco dinamizado em parceria com o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e contará na sua abertura com a presença do Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis.Hip Hop, CARTES – Conservatório d’Artes, Young Melody – ACREMS, e Mateus Verde (finalista das edições 2019 e 2020 do concurso do IPDJ “Música JÁ” e o DJ Rodrigo PT animam o Palco Jovem no primeiro dia da Feira da Serra.Na sexta-feira, dia 29, sobem o Palco Jovem apresenta: Breakdance com Rustam Kalyuzhnyy, Rock On Academy, Laura Pereira & Miguel Zeferino e Art Musa .O Grupo de Ginástica Acrobática do CCD, os Luve Me Duo e Kristoman & RealPunch atuam no Palco Jovem da Feira da Serra no sábado, dia 20.No último dia da Feira da Serra, uma sessão de zumba energiza o Palco Jovem que a partir das 22h00 recebe o Duo Cláudia Cabrita & Inês Cruz. Pelas 23h00, atua Andreia Revez, participante do Música JÁ de 2021, seguindo-se a atuação de Nuno Martins.

     

  • [NOVO] Mar da Serra

    Criatividade, inovação e empreendedorismo mergulham na Feira da Serra 2022Com experiências para todos os seus sentidos, a Feira da Serra tem nesta edição um espaço que convida os visitantes a dar um mergulho no Mar da Serra! Porque inovar a tradição é mesmo a Praia da Feira da Serra!Mar da Serra?! Sim, um agradável Bar de Praia… que convida a saborear sem pressa os bons produtos do Algarve e a descobrir e a respeitar o oceano, aqui tão perto, num espaço que dá a conhecer produtos produzidos e concebidos em São Brás de Alportel e que ajudam muitos surfistas a domar ondas.

     

  • Ecologia e arte abraçam-se na Feira da Serra 2022 [Novidade]

    Em 2022, a Feira da Serra está ainda mais ecológica. Continua a apostar na redução dos plásticos descartáveis e, desta vez, usa a arte para mostrar formas criativas de reutilização de resíduos, como é o caso de um trabalho que envolveu a comunidade na recolha de garrafas de plástico que têm vindo a ser trabalhadas por muitas mãos, sob coordenação da artista algarvia Joana Rocha que promete colocar o plástico a florir!

    Um trabalho que será inaugurado no primeiro dia da Feira da Serra de São Brás de Alportel 2022 e que promete surpreender e ser um dos pontos de visita obrigatória desta edição do certame.

    Nesta senda, regressam os copos reutilizáveis (personalizados e colecionáveis) que podem ser adquiridos nos espaços de restauração e similares para incentivar à redução do plástico descartável e as medidas de separação de resíduos.

     

     

PROGRAMAÇÃO

Newsletter

Registe-se e receba a nossa Newsletter

Multimédia