Figo, o convidado de honra da 28.ª Feira da Serra de São Brás de Alportel

22 de julho 2019

O presidente da direção do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve e antigo-secretário de Estado do Turismo, Vitor Neto é a distinta personalidade da região, que nesta edição apadrinha a Feira da Serra de São Brás de Alportel.

Mostrando-se satisfeito com o convite para apadrinhar esta edição da Feira da Serra dedicada ao Figo, recurso ao qual a História do Algarve tanto deve, Vitor Neto recordou o negócio de família iniciado pelo seu avô na área da comercialização e distribuição de frutos secos, entre os quais o figo e as muitas deslocações a São Brás de Alportel, terra muito ligada à história do figo na região.

Fazendo uma retrospetiva da histórica ligação do figo com o Algarve tanto ao nível de consumo alimentar das famílias como em termos comerciais, destacando o vital papel deste fruto na economia nacional, Vitor Neto deixou o apelo à reflexão sobre a forma como o Algarve outrora exportador de figo atualmente não tem produção suficiente para as necessidades regionais e chega a ter nos seus espaços comerciais figo importado.

Vitor Neto, padrinho da 28.ª Feira da Serra“São Brás de Alportel é um concelho sui generis no Algarve com fronteira com quatro concelhos. É uma joia, é uma horta… é uma Feira” que concentra em si a essência do interior algarvio em termos da cultura material e imaterial e que merece ser conhecido e visitado, observou deixando um convite à visita à Feira da Serra que considera uma preciosidade que “eleva o melhor que o Algarve tem para oferecer”.