Feira da Serra de São Brás de Alportel

Feira da Serra de São Brás de Alportel voa mais alto em 2019 numa edição inspirada pelo Figo!

Notícias

22 de julho 2019

“A Feira da Serra eleva o melhor que o Algarve tem para oferecer”, Vitor Neto, padrinho da 28.ª Feira da Serra, na conferência de imprensa de apresentação pública do evento.

Tradição, inovação, animação e aventura com muita adrenalina, para toda a família estão garantidos para a 28.ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel, apresentada em conferência de imprensa esta quarta-feira, dia 17 de julho, no complexo de Piscinas Municipais Descobertas, que contou com a presença de Vitor Neto, personalidade incontornável da região, escolhido para padrinho desta edição que tem o figo por convidado de honra.


Novamente em formato de quatro dias, de 25 a 28 de julho, este certame que já é uma referência no calendário de animação do verão algarvio volta a abrir as suas portas com o que de melhor e mais genuíno é feito na região, sendo cada vez mais o ponto de encontro do empreendedorismo local e regional. Nesta edição, estão marcadas para a Feira da Serra estreias de diversos produtos, tais como a nova cerveja produzida por uma nova cervejeira são-brasense ou o novo leite de alfarroba…

Muito mais do que apenas um festival de artesanato ou gastronomia, ao longo de quatro dias, o recinto da Feira da Serra é uma rota única de experiências para toda a família, recheada de animação!

Em 2019, as noites voltam a brilhar com ritmos intensos e alegria contagiante de boa música. O Palco Principal da Feira da Serra é inaugurado pelos Calema na quinta-feira, dia 25, seguindo-se uma noite que promete ser invadida de ritmo e alegria com a atuação dos Gipsy Kings by Diego Baliardo, na sexta-feira, dia 26. No sábado, dia 27, sobe ao Palco Principal, Domingos Caetano com um espetáculo de homenagem ao rock português, aquecendo o ambiente para uma noite invadida pelos sucessos contagiantes dos HMB. Para a última noite da Feira da Serra, dia 28, sobem ao palco os fadistas Anabela, Joana Amendoeira e Duarte para apresentar o espetáculo de homenagem à inigualável Amália Rodrigues com o espetáculo “Cantar Amália”. Mas a animação não se esgotará no Palco Principal… no Palco Sonoridades ao longo de quatro noites sucedem-se os momentos de música e dança, por todo o recinto circulará animação de rua e no Picadeiro o programa de animações de arte equestre está ainda mais recheado de momentos inesquecíveis e orgulha-se de apresentar a puro-sangue lusitano são-brasense, Núbia, pela mão do promissor cavaleiro Daniel Pires, um dos diversos e muito talentosos valores do hipismo no concelho.

Em 2019, os 20.000m2 do recinto da feira contarão com 18 diferentes espaços, entre os quais o renovado Sítio do Figo, que regressa á Feira 10 anos depois; a aldeia serrana, coração da Feira, que apresenta artesanato e produtos ocais; o encontro de sabores, verdadeira tentação para os sentidos; o picadeiro, nesta edição com um programa ainda mais recheado de animação; o sítio dos animais; o sítio dos curiosos, animação infantil; a Praça do Município; o Mercado vai à Feira; o Sítio do Vinho, que chegou em 2017 e veio para ficar; os Jardins da Serra e do Barrocal, com diversas propostas;  a Praça da Diversão, a Casa do Artesão, que está de visita á Feira pela primeira vez; e a Street Área, a Estação da Feira que volta a marcar encontro com diversos projetos ambientais e turísticos, muito bem acompanhados por Street Food.

“A Feira da Serra de São Brás de Alportel é sinónimo de valorização de tradições, mas também da capacidade de reinventar e criar produtos inovadores e competitivos neste mundo global”, referiu a presidente da Comissão Organizadora do certame e vice-presidente do Município de São Brás de Alportel, Marlene Guerreiro, que referiu o orgulho sentido pela organização ao perceber que a Feira é cada vez mais reconhecida como palco do empreendedorismo e revelou a chave para a longevidade e jovialidade deste evento: o grande envolvimento da comunidade e a forte participação dos jovens, nomeadamente através do Programa de Voluntariado Jovem que junta meia centena de jovens que têm metade da idade da Feira!

“Cada vez mais multifacetada e com uma aposta firme na inovação, a Feira da Serra procura ser o espaço onde a tradição a inovação se encontram, numa visão de futuro sobre a região. Muito mais do que um festival de gastronomia ou de artesanato, com mais de uma dezena de diferentes espaços temáticos, uma forte preocupação ambiental e social, a Feira da Serra é atualmente um espaço privilegiado para a valorização do empreendedorismo regional”, reforçou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel Vitor Guerreiro.

Na área do empreendedorismo importa referir que a Feira da Serra 2019 foi escolhida para a apresentação e lançamento do Portal de Comércios e Serviços, um portal gratuito que vai ser uma verdadeira montra online do empreendedorismo concelhio.

Este evento que na última edição ultrapassou os 30 mil visitantes, continua ano após ano a contar com o envolvimento e o entusiasmo da comunidade são-brasense, sublinhou Vitor Guerreiro, aproveitando para desvendar a importância da Feira da Serra como um investimento do município no desenvolvimento e promoção do município, “que se colhe ao longo de todo o ano”.

Aos jornalistas, o presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, mostrou o seu olhar sobre este certame que considera ser uma verdadeira celebração da identidade do concelho de São Brás e elogiou as contínuas melhorias ao nível da introdução de elementos de promoção da sustentabilidade e da sensibilização ambiental e da valorização de recursos locais junto da comunidade e dos seus visitantes, a par do estímulo ao empreendedorismo.

O painel de convidados contou ainda com a presença de Ricardo Silva, em representação da Associação de Parapente do Algarve, entidade parceira da Feira da Serra de São Brás de Alportel na concretização de uma das maiores atrações desta edição: o “Fly Serra Slide”.

Uma novidade que desafia os visitantes a voarem sobre a Feira da Serra com um sistema inédito que conjuga o Slide e o parapente, permitindo uma viagem segura a mais de 30 metros de altura, ao longo de 250 metros. “Praticamente é um simulador de voo de parapente”, explicou Ricardo Silva acrescentando que esta é também uma forma de mostrar o lado aventureiro de São Brás de Alportel e o seu potencial para os desportos ao ar livre e aventura.

PROGRAMAÇÃO

Newsletter

Registe-se e receba a nossa Newsletter

Multimédia