Feira da Serra de São Brás de Alportel

Edição especial Feira da Serra #EmCasa quer dar a volta ao mundo

Notícias

17 de julho 2020

Programa inclui portal que promove produtores e artesãos habituais do certame, concerto de música clássica, edição especial do desfile São Brás Fashion e o Domingão Especial de Verão da SIC.

Num ano particularmente desafiante e dominado pelo distanciamento social, por causa da pandemia provocada pelo coronavírus COVID19, na impossibilidade de realizar a Feira da Serra, em moldes habituais, o Município de São Brás de Alportel, consciente da importância do certame para a comunidade e para a economia local, preparou uma edição especial - #Feira Da Serra em Casa, com um programa alternativo que privilegia os meios digitais e leva à casa dos seus visitantes toda a tradição, mantendo o seu objetivo principal: dar a conhecer o melhor do Algarve genuíno.

O programa alternativo que vai decorrer de 23 a 26 de julho, nas datas em que se deveria realizar a 29ª edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel,  foi apresentado ao público, em conferência de imprensa, esta quinta-feira, 16 de julho, no Parque da Azinheira Património, junto à EN2.

“Queremos levar a Feira da Serra ao mundo todo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, apontando particularmente para o potencial da vertente digital desta edição, que poderá abrir o “apetite” a novos visitantes dos mais diversos cantos mundo,  para visitar a próxima edição em formato normal, que se espera que ocorra já em julho de 2021.

“A Feira da Serra há de regressar no próximo ano e com mais força!”, frisou recordando que nesta altura em que as dificuldades no setor económico se começam a fazer sentir, o Município tem vindo a tentar encontrar formas criativas e alternativas para dar notoriedade ao concelho, valorizar e dinamizar diversos setores económicos sem nunca esquecer a questão da saúde pública.

Na continuidade dos diversos programas culturais alternativos que foram sendo criados, como a #Páscoa em Casa, os “Dias de Abril em Casa”, depois de eventos digitais como é o caso da “Gala São Brás a Cantar” que foi transmitida através de redes digitais e do MEO Kanal do Município, surge a Feira da Serra #EmCasa que, de acordo com a Vice-presidente, Marlene Guerreiro, tem tido o dom de animar e dinamizar os participantes e a comunidade que está a aderir com entusiasmo, tanto no catálogo “Feira da Serra On Line” como na versão digital do “São Brás Fashion”, um desfile que mantém a sua essência completamente “Made in São Brás de Alportel”, que não podendo subir ao palco da Feira da Serra, leva os modelos e os produtos de lojas são-brasenses ligadas à moda (calçado, óticas, joalharia, vestuário e outros acessórios) a casa de todos, num desfile que será complementado por 18 mini desfiles, individualizados por lojas.

Marlene Guerreiro explicou aos jornalistas que este plano alternativo está enquadrado no Programa Global “São Brás Acontece em Casa”, e integra o eixo de Apoio à Economia Local, um dos pilares do Plano de Ação – Fundo Municipal de Emergência, na sequência de um inúmero conjunto de medidas que têm sido lançadas pelo município, na procura de estimular os mais diversos setores económicos do concelho.

Ana Fernandes, diretora da ACRAL – Associação do Comércio e Serviços do Algarve, elogiou a iniciativa do Município de São Brás de Alportel e todo o esforço no apoio ao comércio são-brasense que tem muita qualidade. Iniciativa que para Ana Fernandes será certamente um “empurrão” nomeadamente ao nível das vendas online e de encomendas.

Esta Edição Especial do São Brás Fashion vai ser transmitida nas redes sociais e no Meo Kanal 205 250, no dia 25 de julho, a partir das 21h30, dia e hora em que este desfile subiria ao palco principal do recinto da Feira da Serra.

Mas o programa arranca na próxima quinta-feira, dia 23 de julho, pelas 19h00, com o lançamento catálogo digital “Feira da Serra em Casa"  nas redes sociais (Facebook e Instagram) e no site da Feira da Serra: http://feiradaserra.cm-sbras.pt, onde poderemos encontrar cerca de uma centena de artesãos e produtores, habitualmente presentes no certame.

Porque não há Feira da Serra sem música, na sexta-feira, 24 de julho, pelas 21h30, o Cine-teatro São Brás recebe o Concerto de Verão da Orquestra Clássica do Sul. Um evento que, para garantir as regras de segurança das entidades oficiais de saúde, tem a entrada restrita a 60 pessoas. Os bilhetes já estão à venda, por sete euros, na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e serão vendidos no próprio dia na bilheteira do Cineteatro, a partir das 20h30.

O último dia desta edição especial da Feira da Serra #EmCasa é diferente e vai ser transmitido em direto na SIC. Entre as 14h45 e as 20h00, o programa “Domingão Sucessos de Verão” da SIC, que tem a particularidade de ter um palco móvel, vai passar pelas estradas do concelho e terá como mote homenagear os Mestres Artesãos. O artesanato, a doçaria, a produção local, a tradição e a inovação são-brasenses vão estar em destaque ao mesmo tempo que todos vão poder gozar de momentos de alegria e bem-estar em segurança.

Uma edição especial num ano atípico, mas que é também a “rampa de lançamento” para a campanha promocional turística “Vá para fora cá dentro, Mesmo!” que o Município de São Brás de Alportel a preparar com vista a atrair portugueses, algarvios em particular, bem como os turistas presentes na região e sobretudo ao turismo residencial, para que possam conhecer São Brás de Alportel e usufruir do melhor que o concelho e as suas gentes têm para oferecer.


Medronho será produto estrela da próxima edição da Feira da Serra de São Brás de Alportel

Com a esperança de que a pandemia esteja resolvida o quanto antes e que em julho de 2021 já seja possível regressar à Feira da Serra de São Brás de Alportel nos moldes habituais, o presidente Vitor Guerreiro adiantou aos jornalistas que na próxima edição, o medronho a ser o produto em destaque. Uma escolha que é uma homenagem à resistência e à sobrevivência, ou não fosse o medronho um dos mais característicos frutos da Serra do Caldeirão e o medronheiro uma das plantas mais resistentes, capaz de renascer das cinzas!

“Todos fazemos votos para que daqui a um ano possamos já fazer esta iniciativa ao vivo e a cores”, disse o presidente da Assembleia Municipal, Ulisses de Brito, dando nota de que tem sido interessante acompanhar a forma como o Município e o concelho tem vindo a manter as suas iniciativas e as suas tradições no contexto atual.

Investimento e Recursos redirecionados para obras públicas e Fundo Municipal de Emergência

O investimento da Feira da Serra de São Brás de Alportel, que em edições normais ronda os 200 mil euros e os recursos humanos que estavam dedicados à montagem daquele que é o maior certame do concelho, foram este ano redirecionados.

Os colaboradores do município têm vindo a ser destacados para novas tarefas que podem passar pela pintura de uma escola a outras iniciativas que normalmente seriam adjudicadas a empresas externas. Contudo, o vereador Acácio Martins sublinhou que exatamente para dar um estímulo à economia, o Município que no início do confinamento suspendeu as obras públicas em curso para promover a segurança dos trabalhadores, agora está a lançar algumas obras que nem estavam previstas para este ano, exatamente pela importância do investimento público na dinâmica económica, procurando prosseguir o objetivo de dar cada vez maior qualidade de vida à população são-brasense.

Uma grande parte da verba que normalmente seria investida na montagem da Feira da Serra foi transferida para o Fundo Municipal de Emergência – COVID, que foi criado com meio milhão de euros, como explicou o Presidente Vitor Guerreiro, fundo que tem três eixos de intervenção: prevenção e reforço de meios de combate à propagação e cuidados de saúde, medidas sociais e de apoio às famílias e apoio à económica local.

PROGRAMAÇÃO

Newsletter

Registe-se e receba a nossa Newsletter

Multimédia