Feira da Serra de São Brás de Alportel

Roteiro

Bem-vindo À Feira da Serra


Bem-vindo à Feira da Serra de São Brás de Alportel 2018!

Orgulhamo-nos de vos abrir as portas para o mais relevante certame do concelho, onde o saber e o sabor da zona serrana e das suas gentes comprovam, ano após ano, a sua vitalidade e capacidade de inovação!
Espaço de encontro entre a tradição e a inovação, onde a cultural é um elemento central, a Feira da Serra desafia todos os visitantes a aventurarem-se pela diversidade de ofícios, descoberta e redescoberta de paladares, de animação e criatividade.

Na edição deste ano a alfarroba é o convidado de honra e salpica todo o espaços com os seus sabores e saberes…

A todos quantos contribuem com o seu trabalho para que este evento seja uma realidade - os trabalhadores da Câmara Municipal, as associações locais, os voluntários, patrocinadores, artesãos, produtores e comércio local, cabe-nos agradecer e enaltecer o empenho demonstrado. 
A quem nos visita: deixe-se surpreender e inspirar pela mostra de excelência que vos damos a conhecer e que é uma referência no verão algarvio!
Sejam bem-vindos a São Brás de Alportel. Sejam bem vindos à 27.ª Feira da Serra!



  • Sítio do Alfarroba [NOVO]

    O Sítio da Alfarroba revela o sabor intenso da Tradição.

    Um espaço dedicado às potencialidades deste produto serrano utilizado na gastronomia, doçaria, padaria, produtos dietéticos, usos medicinais, farmacêuticos e cosméticos entre muitas outras utilidades que prometem surpreender!

     

  • Espaço Terra

    Entre em contacto com…a Terra!

    Neste espaço fique a conhecer as empresas e projetos inovadores na área da agricultura, da energia renovável, da silvicultura, da pedra, do barro e de todo um conjunto de equipamentos amigos do ambiente e desta casa que é de todos nós: a terra!

  • Sítio do Mercado Municipal

    O Mercado revela sabores da agricultura tradicional

    A frescura da tradição revela-se no Sítio do Mercado Municipal, agradáveis bancas ilustram este espaço de qualidade dando a conhecer os produtos da agricultura local, saborosos e saudáveis, plantados com sabedoria e amadurecidos pelo tempo, indispensável ao seu crescimento natural.

    Num município defensor da Dieta Mediterrânica e dos princípios do Slowfood estes produtos marcam diferença à mesa, quer nos menus confecionados, quer no consumo direto preservando em si o sabor do tempo e do escasso recurso a fertilizantes ou pesticidas.

  • Praça do Município

    Os desafios do futuro marcam encontro consigo neste espaço dedicado à evolução e história de São Brás de Alportel!

    As mais recentes conquistas nas melhorias das vias de comunicação, nas acessibilidades, nas infraestruturas de promoção de atividade física ao ar livre... tudo isto e muito mais para proporcionar qualidade de vida a todos os munícipes e a todos os que escolhem São Brás de Alportel como destino de férias!

    Na edição deste ano conheça de perto o novo site Visite São Brás de Alportel, um portal exclusivamente dedicado à oferta turística do município que vem dinamizar ainda mais as potencialidades do território e respetivo acesso à informação.

    Conheça de perto os agentes turísticos do município, bem como um conjunto diversificado de experiências que pode viver em São Brás de Alportel... e no final participe no Passatempo do Stand do município e habilite-se a prémios fantásticos!

    Conheça melhor a história do passado são-brasense e trilhe os caminhos que conduzem a uma terra com futuro! 

  • Palcos da Feira

    A Feira da Serra revela um mundo de experiências, saberes e sabores que vale a pena guardar na memória ano após ano!

    A animação continua a fazer a festa, a Feira da Serra apresenta uma oferta diversificada de música e dança.

    Durante as quatro noites da Feira, muitas serão as propostas de animação a passar pelos Palcos da Feira: Palco Principal, Palco Sonoridades, Palco Sabores e ainda um Picadeiro com espetáculos equestres de guardar na memória!

     

  • Sítio dos Animais

    O território são-brasense composto por barrocal e a Serra apresenta uma biodiversidade riquíssima que se dá a conhecer no Sítio dos Animais. Marque encontro com a natureza, observe e conheça mais sobre diversas espécies da região.

    Conheça ainda a Quinta do Peral – Centro de Interpretação e Educação Ambiental de São Brás de Alportel – que está de visita à Feira, e descubra também como pode ajudar os animais que mais precisam de si.

     

  • Picadeiro - Paixão pela Arte Equestre

    Majestosos, disciplinados e surpreendentes! Assim são os cavalos que sobem ao palco deste magnífico espaço dedicado à arte equestre e a experiências únicas!

    Neste espaço mágico os mais pequeninos podem fazer o seu batismo de equitação gratuito, observar técnicas de treino, e ainda assistir a fantásticos espetáculos de arte equestre com cavaleiros trajados a rigor!

     

  • Sítio dos Curiosos

    O mundo do faz-de-conta

    Os mais pequenos têm um lugar especial na Feira da Serra…um mundo de aventuras e atividades por descobrir que desafiam a bons momentos e experiências que se guardam na memória e fazem querer voltar.

    Neste sítio mágico, sob a orientação de profissionais de educação, as crianças podem brincar e aprender em:

    • Carro Educar – Zoomarine com atividades e oferta de prémios
    • Ateliês Criativos com materiais reciclados
    • Insufláveis
    • Campo de Paintball
    • Atividades de tiro com arco
    • Alvos e jogos com balões
    • Manobras de cordas com diferentes pontes
    • Pinturas faciais

    Muitas outras surpresas…
     

  • Encontro de Saberes

    O lugar ao associativismo

    Expressividade maior da vida ativa de uma comunidade, o Associativismo marca presença no certame para dar a conhecer a dinâmica das associações locais e entidades regionais que promovem o enriquecimento intergeracional das populações.

    Participe nos ateliês propostos, nos passatempos, jogos entre muitas outras propostas de entretenimento.

  • Artes e Ofícios

    Saberes e afazeres de outros tempos.

    O sítio dos ofícios oferece-nos um percurso pelo passado. Ao vivo, pode observar os fazeres e afazeres de outros tempos: o moer do trigo, o fiar do linho, o trabalhar a palma e o esparto, o conserto do calçado… os misteres tradicionais que constituem um valioso tesouro cultural que importa preservar da voraz passagem do tempo.

  • Encontro de Sabores

    O reino do paladar

    A boa gastronomia também está presente na Feira, no Encontro de Sabores, com 6 espaços de restauração e 1 tasquinha à portuguesa, onde pode saborear os aromas e paladares da tradicional cozinha do interior algarvio.

    Aceite o convite e não deixe de provar os pratos de carne de porco, o xarém, o jantar de grão, as sopas, as migas e tantos outros petiscos…

  • Aldeia Serrana

    O fazer tradicional

    Na Aldeia Serrana, pode adquirir as peças do mais genuíno artesanato, feitas com os materiais da região, por mãos que conhecem a mestria do tempo, e apreciar os bons produtos da Serra do Caldeirão, como os doces regionais, o mel, a aguardente, os licores, os gelados caseiros, o pão de noz, de cebola ou de sementes, um infindável mundo de aromas, sabores e texturas.

  • Bolsa de Turismo São-Brasense

    Os agentes turísticos são-brasenses dão-se a conhecer na Feira da Serra 2017, um espaço que desafia a conhecer na primeira pessoa este território cheio de potencialidades e atividades emocionantes!

  • Jardins Serranos

    Conheça algumas das espécies mais adequadas à nossa região numa mostra diversificada de flores, arbustos, suculentas e muito mais…

Newsletter

Registe-se e receba a nossa Newsletter

Multimédia