Feira da Serra de São Brás de Alportel

Feira da Serra de São Brás de Alportel


A Feira da Serra – Verão de São Brás de Alportel, é um evento sociocultural que nasceu em 1991 por iniciativa de uma Associação de Desenvolvimento Local (Associação IN LOCO) com a perspetiva de valorização dos produtores e produtos da Serra do Caldeirão, tendo o Município de São Brás de Alportel apostado, desde o início, na sua realização.

Este evento tornou-se uma referência no roteiro turístico e cultural do Verão no Algarve, de visita quase obrigatória, um verdadeiro festival de sons, cores, saberes e sabores genuínos da serra e do interior e mostra das suas tradições, do seu artesanato, da sua gastronomia, das suas danças e cantares.

Todos os anos, no último fim-de-semana de julho, São Brás de Alportel torna-se palco do maior certame do género na região, uma referência incontornável do cartaz turístico algarvio e um verdadeiro paradigma na defesa dos valores do interior.

A Feira da Serra abre as portas ao Algarve genuíno e convida a uma viagem no tempo, à descoberta das tradições das gentes da serra, que aqui e ali se misturam com as mais recentes propostas de inovação, na construção da ponte entre o passado e o futuro!

O sucesso alcançado nas últimas edições motivou o alargamento do festival para quatro dias. Nesta 26.ª edição destacamos um cartaz musical exclusivamente português, uma aposta nos jovens, a mini feirinha de turismo e claro…o nosso convidado de honra: o Vinho!

O “néctar dos deuses” vai inspirar os vários recantos da Feira da Serra das formas mais fáceis de prever como é o caso das provas de vinhos, mas também vai inspirar de formas inesperadas, inclusivamente na moda.

Ao longo de quatro dias, a Feira da Serra é um passaporte para toda a família, para uma experiência inolvidável, que se vive a cinco sentidos!

  • Objetivos

     

    • Valorizar, proteger e promover as tradições e costumes da Serra do Caldeirão e do Algarve

    • Promover e preservar os saberes ancestrais associados ao artesanato local e à confecção de produtos agro-alimentares, enquanto impulsionadores da actividade económica da serra e do barrocal

    • Proporcionar o contacto direto com a fauna e a flora, no sentido de sensibilizar para a biodiversidade local e respectiva importância

    • Divulgar apostas inovadoras de empreendedorismo local e regional

    • Promover a Gastronomia Tradicional assente nos valores da Dieta Mediterrânica

    • Valorizar o Comércio Local

    • Apresentar a oferta turística do território são-brasense nas mais diversas áreas

    • Oferecer aos visitantes um espaço multifacetado e acessível, composto por um programa diverso de actividades e momentos de animação para todas as faixas etárias

PROGRAMAÇÃO

Newsletter

Multimédia