Feira da Serra de São Brás de Alportel

Newsletter

Galerias de Fotos

Roteiro

Roteiro

Bem-vindo à Feira da Serra de São Brás de Alportel 2016!

Orgulhamo-nos de vos abrir as portas para o mais relevante certame do concelho, onde o saber e o sabor da zona serrana e das suas gentes comprovam, ano após ano, a sua vitalidade e capacidade de inovação! A longevidade e a força deste certame espelham bem quem somos: uma comunidade que se orgulha do seu passado, que consolida e honra a sua identidade, e a projeta para o futuro, sem receios, como foi bem evidente com as  Comemorações do Centenário, cuja retrospetiva e balanço marcaram presença no stand do Centenário, nas últimas edições.

Espaço de encontro entre a tradição e a inovação, onde a cultural é um elemento central, a Feira da Serra desafia todos os visitantes a aventurarem-se pela diversidade de ofícios, descoberta e redescoberta de paladares, de animação e criatividade. Este ano com um tema que perpetua todo o percurso completado nestes 25 anos - a Inovação, a Feira da Serra volta contar com uma presença tradicional e acrescida na nossa gastronomia, e detém uma grande versatilidade do aproveitamento do seu potencial que damos a conhecer!

A todos quantos contribuem com o seu trabalho para que este evento seja uma realidade - os trabalhadores da Câmara Municipal, as associações locais, os voluntários, patrocinadores, artesãos, produtores e comércio local, cabe-nos agradecer e enaltecer o empenho demonstrado.
A quem nos visita: deixe-se surpreender e inspirar pela mostra de excelência que vos damos a conhecer e que é uma referência no verão algarvio!
Sejam bem-vindos a São Brás de Alportel. Sejam bem vindos à 25.ª Feira da Serra!

O Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel
Vítor Guerreiro

 

  • Espaço Terra [Novo]
  • Espaço INOVAÇÃO

     

    A Inovação é a convidada de honra desta edição especial! Os projetos mais inovadores, com base nos recursos tradicionais da região ganham palco, neste espaço onde se dão a conhecer novos produtos, novas formas de reinventar a tradição, numa verdadeira mostra de evolução e dinamismo!

    Já provou caviar de caracol? Barritas energéticas feitas com produtos da região? estas e muitas outras surpresas esperam por si... aqui...no Espaço Inovação!

     

     > Palco Inovação

    Nesta edição especial, por este palco vão passar diversas demonstrações gastronómicas e apresentações de projetos inovadores!

    O Projeto Qoisas com Ciência também marca presença neste Espaço Inovação com noites temáticas para os mais jovens! Na primeira noite as experiências centram-se na Cozinha, no sábado, dia 30 a noite é dedicada à astronomia e na terceira e última noite o Som será o tema de exploração...

  • Palcos da Feira

    A Feira da Serra revela um mundo de experiências, saberes e sabores que vale a pena guardar na memória ano após ano!

    A animação continua a fazer a festa, a Feira da Serra apresenta uma oferta diversificada de música e dança.

    Durante as 3 noites da Feira, muitas serão as propostas de animação a passar pelos Palcos da Feira: Palco Principal, Palco Sonoridades, Palco Sabores, Palco Radical e ainda um Picadeiro com espetáculos equestres de guardar na memória!

     

  • Praça do Município

    Os desafios do futuro marcam encontro consigo neste espaço dedicado à evolução e história de São Brás de Alportel!

    As mais recentes conquistas nas melhorias das vias de comunicação, nas acessibilidades, nas infraestruturas de promoção de atividade física ao ar livre... tudo isto e muito mais para proporcionar qualidade de vida a todos os munícipes e a todos os que escolhem São Brás de Alportel como destino de férias!

    Conheça de perto os agentes turísticos do município, bem como um conjunto diversificado de experiências que pode viver em São Brás de Alportel... e no final participe no Passatempo do Stand do município e habilite-se a prémios fantásticos!

    Conheça melhor a história do passado são-brasense e trilhe os caminhos que conduzem a uma terra com futuro! 

  • Sítio dos Animais

    Porta aberta à natureza

    Os animais têm um lugar muito especial na Feira da Serra. No Sítio dos Animais, marque encontro com a natureza, observe e conheça mais sobre algumas espécies da região. Fique a conhecer a Quinta do Peral – Centro de Interpretação e Educação Ambiental de São Brás de Alportel – que está de visita na Feira, e descubra também como pode ajudar os animais que mais precisam de si.

     

  • Picadeiro - Paixão pela Arte Equestre

    A paixão pelos cavalos ganha um novo folego no Picadeiro! A arte equestre sobe ao palco deste magnífico espaço para proporcionar experiências únicas e muitos momentos de animação!

    Neste espaço mágico os mais pequeninos podem fazer o seu batismo de equitação gratuito, observar técnicas de treino, e ainda assistir a fasntásticos espetáculos de arte esquestre com cavaleiros trajados a rigor!

     

  • O Mercado refresca o Certame

    A tradição e os produtos de qualidade marcam encontro com o paladar no Sítio do Mercado Municipal, um espaço que abre portas à frescura e sabor inconfundível dos produtos da horta, vindos diretamente dos produtores locais.

    Num município defensor da Dieta Mediterrânica e dos principios do Slowfood estes produtos marcam diferença à mesa, quer nos menus confecionados, quer no consumo direto preservando em si o sabor do tempo e do escasso recurso a fertilizantes ou perticidas.

     

     

     

  • Sítio dos Curiosos

    O mundo do faz-de-conta

    Este é o espaço dedicado à pequenada. Um espaço de animação infantil, preparado para receber os visitantes mais jovens, com um mundo de brincadeiras e atividades à sua espera. Neste sítio mágico, sob a orientação de profissionais de educação, as crianças podem brincar e aprender. Aqui vão encontrar insufláveis; um mini-campo de paintball; uma pequena Aldeia Viking; atividades de tiro com arco com vários arcos; alvos e jogos com balões; manobras de cordas com diferentes pontes; um trampolim; pinturas faciais; ateliês criativos com materiais reutilizados entre outras atividades de animação!

    Na edição deste ano o espaço recebe como convidado de honra o Zoomarine, numa parceria alargada com a presença do CARRO EDUCAR e das mascotes do Parque, uma iniciativa de sensibilização ambiental que pretende plantar a semente da consciencialização e informação junto dos mais novos.

     

  • Praça da Cultura

    O cantinho das artes

    Na Pracinha da Cultura, encontram-se artes e saberes. Os artistas algarvios trazem as suas obras e mostram ao vivo o seu talento.

    Deixe-se surpreender...

  • Encontro de Saberes

    O lugar ao associativismo

    Força viva de uma comunidade, o associativismo está presente na Feira, com um espaço de mostra de actividades e informação de associações locais e entidades regionais.

    Há ateliês, passatempos, jogos e muitas outras propostas de entretenimento.

  • Encontro de Ofícios

    Saberes e afazeres de outros tempos.

    O sítio dos ofícios oferece-nos um percurso pelo passado. Ao vivo, pode observar os fazeres e afazeres de outros tempos: o moer do trigo, o fiar do linho, o trabalhar a palma e o esparto, o conserto do calçado… os misteres tradicionais que constituem um valioso tesouro cultural que importa preservar da voraz passagem do tempo.

  • Encontro de Sabores

    O reino do paladar

    A boa gastronomia também está presente na Feira, no Encontro de Sabores, com 6 espaços de restauração e 1 tasquinha à portuguesa, onde pode saborear os aromas e paladares da tradicional cozinha do interior algarvio.

    Aceite o convite e não deixe de provar os pratos de carne de porco, o xarém, o jantar de grão, as sopas, as migas e tantos outros petiscos…

  • Aldeia Serrana

    O fazer tradicional

    Na Aldeia Serrana, pode adquirir as peças do mais genuíno artesanato, feitas com os materiais da região, por mãos que conhecem a mestria do tempo, e apreciar os bons produtos da Serra do Caldeirão, como os doces regionais, o mel, a aguardente, os licores, os gelados caseiros, o pão de noz, de cebola ou de sementes, um infindável mundo de aromas, sabores e texturas.

PROGRAMA